Olá queridos, tudo bem? Quero pedir desculpas por postar resenha de livros dois dias seguidos, mas é que essa resenha estava aqui programada há séculos rsrs! Espero que gostem.


O livro de hoje é um livro que eu amei, como sempre Paulo Coelho me surpreende com seus temas profundos. Veronika decide morrer entrou para a lista dos meus livros favoritos. É um romance, uma realidade? Uma loucura, alucinação? Você só vai descobrir ao se doar para essa leitura que apesar de não ser muito envolvente (Me perdoe os fãs, eu também sou fã mas sou realista) é uma leitura boa de se fazer, com o vocabulário de fácil entendimento.

 Sem querer traspassar minha linha imaginária de liberdade opinativa eu gostaria de dizer que vi em algumas resenhas que algumas pessoas acham o vocabulário do Paulo Coelho pobre (prefiro dizer privada da pluralidade da modalide culta), sabe eu fico indignada com esse tipo de comentário porque o essencial da leitura não é a dicção em si... O essencial é a mensagem que passa e sob um ponto de vista social e na condição de leitora considerando a grande vasta coleção dos livros de Paulo Coelho publicados me sinto em total liberdade de dizer que ele tem experiência suficiente para definir uma linhagem de leitura que alcance seu público de maneira fácil, que alcance os jovens e que não fique díficil para a pessoa que não tem hábitos de ler, em pleno século 21 a pessoa ainda se prender em quantidade de palavras ornamentadas pela dialética conservadora para não se dizer retrógrada e não se prender na qualidade da estória, da mensagem a ser transmitida para o interlocutor/leitor é quase inacreditável, mas opinião é igual umbigo cada um com o seu né?.


 Enfim, sem mais delongas vamos a sinopse?




Veronika (Sarah Michelle Gellar) é uma jovem de 28 anos que, aparentemente, tem uma vida perfeita: possui um bom apartamento em Nova York, é bonita e tem um ótimo emprego. Porém ela sente um vazio dentro de si mesma, sem conseguir entendê-lo. Sem conseguir entender o significado de sua vida, ela decide se suicidar tomando vários remédios. Duas semanas depois, Veronika desperta do coma e percebe que está em uma clínica para doentes mentais. Lá ela é informada que sua tentativa de suicídio fez com que seu coração parasse, gerando ferimentos que jamais se recuperarão. Sem saber ao certo quanto tempo ainda lhe resta, ela decide viver de uma forma inteiramente diferente do que vinha fazendo até então.


Esse livro foi muito especial, pois lidava com assuntos considerados polêmicos na sociedade e que até hoje gera dúvidas, espantos e incredulidade: O suicídio. Talvez nós em nosso cotidiano estejamos programados para nos ater somente a rotina, ora fazemos algo incomum mas sempre voltamos a rotina. Veronika não se contentou em fazer parte desse mundo da forma em que todos nós fazemos: Tentando sermos vencedores em meio ao caos. Tentamos lutar pelas nossas vidas apesar de tudo e estamos cada vez mais tentando não morrer, não envelhecer, não ser esquecido. Ao tentar, inutilmente, se suicidar Veronika acorda em um quarto de hospital onde é avisada que sua tentativa falhou e que ela estava ainda nesse mundo internada e que dentro de uma semana ela chegaria aos fins que ela mesma traçou para si: a morte. Com uma semana de vida, Veronika é levada para Villette, um "hospício", hospital psiquiátrico em que passaria os ultimos dias restantes de sua vida. Veronika tenta se acostumar a rotina do lugar ao mesmo tempo estupefata com o seu redor, as pessoas, o ambiente, o sentido da vida e lidando com a proximidade da morte, como não sendo ainda suficiente as coisas não param por aí, Veronika se apaixona perdidamente por Edward o garoto esquizofrênico de Villette e os dois vivem um romance puro, singelo, inocente apesar de toda a sexualidade envolvida, mas Veronika ainda se sentia atordoada com a proximidade do fim de seus dias então eles resolvem fazer algo inimaginável para aquelas condições em que se encontravam, tanto dela e quanto de Edward. O final é surpreendente e nos faz pensar e reavaliar nosso comportamento, nossa expectativa diante da morte que apesar de tão indesejada é inevitável. Até onde se pode aguentar ser enganado? Quando acordar se torna um milagre? Quais as barreiras que o amor é capaz de vencer? E principalmente como é ter em mãos o segredo da vida? Tão doce. Tão raro. Um amor puro rondado e perturbado pelo fim. Esse livro é muito lindo, indico para quem gosta de temas polêmicos e apesar de não ser uma leitura muito envolvente vale a pena ler até o final e se surpreender com a mente brilhante de Paulo Coelho. Dou 5/5 estrelinhas para ele.




Nota: 5/5 estrelinhas

Editora: Sextante.
Autor: Paulo Coelho.


Citação favorita:

"Quando tomei os comprimidos, eu queria matar alguém que detestava. Não sabia que existiam, dentro de mim, outras Veronikas que eu saberia amar".


19 Comentários

  1. Ainda não tinha ouvido falar desse livro, mas a história parece ser bem interessante.

    Sweet of Cherry

    ResponderExcluir
  2. Li quase todos os livros do Paulo Coelho, esse foi um dos que eu menos me identifiquei.
    Ótimo dia pra vc!
    Big Beijos
    Lulu
    http://luluonthesky.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Já vi comentários sobre ele, mas nunca parei para procurar ou ler. Achei a sinopse interessante!

    PARTICIPE DOS MEUS SORTEIOS: http://rockcomluxo.blogspot.com.br/p/sorteios.html

    ResponderExcluir
  4. muito lindo seu trabalho o LAYOUT É INCRÍVEL estarei sempre por aqui!
    Visite meu blog se gostar segue, que sigo de volta

    Visitem:
    http://charmantye.blogspot.com.br/

    curtam a fanpage:
    https://www.facebook.com/Charmosa.cleidianesouza?ref=hl

    Se inscrevam no canal:
    http://www.youtube.com/watch?v=wnIJOVJgR44

    ResponderExcluir
  5. Amo os livros do Paulo Coelho, mas esse ainda não conhecia
    Beijos!
    http://segredosdacahlima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. seu blog ta lindoooo rafa *---------------------* parabens!


    http://pedacosdelembrancas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Gostei do livro, ainda não conhecia ele!
    Bjs
    janamakesesmaltesecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Esse livro não conhecia, pessoalmente não gosto dos livros de paulo coelho, mas legal o post.
    beijos.
    blog: www.mimorgado.com

    ResponderExcluir
  9. Realmente me pareceu muito interessante! gosto de ler coisas #polêmicas e ao mesmo tempo bem sérias, só o nome já chama atenção!

    www.adolecentro.com

    ResponderExcluir
  10. Já ouvir falar desse livro e inclusive está na minha lista de leitura, mas ainda não li.

    Participe dos Sorteios no blog.
    Fanpage

    ResponderExcluir
  11. Já ouvi falar muito desse livro e estou curiosa para ler!

    Beijos Jéssica R. Coelho BLOG

    ResponderExcluir
  12. gosto muito de temáticas assim e de livros que nos façam repensar a nossa própria vida! Vou tentar ler!!

    Passando para desejar um ótimo dia!
    Liz<3
    The Red Lil' Shoes Blog
    http://theredlilshoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Parece interessante!
    Beijos e bom final de semana =)
    www.byhoradoblush.com.br
    Instagram:@belamatuliones

    ResponderExcluir
  14. Adorei a resenha, nunca ouvi falar desse livro, mas me pareceu mt bom.
    Beijos.
    divasconnected.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Quero muito lê-lo. Deve ser ótimo !!

    http://alittlemorethangloss.blogspot.com.br/

    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Eu li esse livro há uns dez anos atrás, lembro que na época eu gostei do livro, hoje não lembro mais da história... kkk.
    Bjus e boa semana!

    Rafa
    rafaelando.com

    ResponderExcluir
  17. Já li todos do Paulo Coelho... são livros com estórias e histórias surpreendentes!
    Esse livro, por sinal virou filme e ficou muito bom... vale a pena ver já que leu o livro ;)
    Beiju ♥
    BLOG: SIM, 27!

    ResponderExcluir