Olá queridos, tudo bem? Como estão?
Hoje eu vim falar de um livro pra lá de erótico... Cinquenta tons de cinza foi um livro que causou muita agitação, por todas as partes. Há quem morra de amores, há quem ache um absurdo. E hoje eu vim dar minha humilde opinião rsrs. Lembrando que esse post estava no meu outro blog (livrocomcappuccino.blogspot.com), mas peço desculpas por não conseguir manter os dois blogs atualizados e por enquanto eu manterei apenas esse blog e consequentemente os posts feitos lá virão parar aqui. hehe

Cinquenta tons de cinza

Quando Anastasia Steele entrevista o jovem empresário Christian Grey, descobre nele um homem atraente, brilhante e profundamente dominador. Ingênua e inocente, Ana se surpreende ao perceber que, a despeito da enigmática reserva de Grey, está desesperadamente atraída por ele. Incapaz de resistir à beleza discreta, à timidez e ao espírito independente de Ana, Grey admite que também a deseja - mas em seus próprios termos. Chocada e ao mesmo tempo seduzida pelas estranhas preferências de Grey, Ana hesita. Por trás da fachada de sucesso - os negócios multinacionais, a vasta fortuna, a amada família -, Grey é um homem atormentado por demônios do passado e consumido pela necessidade de controle. Quando eles embarcam num apaixonado e sensual caso de amor, Ana não só descobre mais sobre seus próprios desejos, como também sobre os segredos obscuros que Grey tenta manter escondidos. 'Cinquenta tons de cinza' é o primeiro volume da trilogia.

Como percebemos é um romance erótico um tanto quanto excêntrico. Grey é a personificação do homem que todas as mulheres sonharam um dia, um esteriotipado homem rico, lindo, charmoso, encantador, educado. O problema (problema?) são suas preferências sadomasoquistas. Anastásia por sua vez é aquela menina comum (Como uma boa parte da população feminina mundial), estabanada, cheia de inseguranças e sem nenhum apelo sexual. Estranhamente quando ela vai entrevistar Christian Grey no lugar da amiga, rola uma tensão no ar. Um limiar entre o desejo e a exasperação. Depois disso, eles passam a se encontrar frequentemente e Grey tenta afirmar para a pobre Ana que não era um bom homem para ela. 

Eles vão se envolvendo e o que eu achei realmente estranho foi o fato de Anastásia ser uma garota muito manipulável. Ora ela dizia que não o queria naqueles termos e de repente ela já estava fazendo tudo que ele mandava. A obsessão de Grey foi invadindo todos os cantos da vida de Anastásia e eu achei muito surreal. Como se não bastasse, ela foi aceitando tudo o que ele propunha apenas para ir pegando as migalhas de carinho que ele dava para ela. Eu fiquei em dúvida se prendia minha atenção no sadomasoquismo de Grey ou no masoquismo de Ana. Grey se revelou durante o livro um homem muito intocável (Em todos os sentidos), pelo que parece ele teve um trauma em sua vida e se tornou esse homem louco por controle. É evidente a crescente paixão entre os dois no decorrer da história, porém Grey não da o braço a torcer completamente, não admitindo sequer o fato que ela pudesse o amar. 

Se resume basicamente nisso. Sadomasoquismo, inseguranças, medos e obsessões e sexo, muito sexo. Os dois fazem sexo o livro todo e aguça um pouco a curiosidade de saber do que um sadomasoquista realmente gosta. Também encontramos palavras chulas e riqueza de detalhes nas descrições dos atos sexuais.



No geral eu gostei do livro, tanto que estou lendo a continuação, mas também fiquei com o pé atrás por causa dessa coisa louca da Anastásia ser tão sem opinião, tão contraditória com seus sentimentos e vontades. Também achei um absurdo os contratos, formalizar uma situação que deveria ser motivada pelo desejo e sentimento... Enfim, como nem tudo são flores eu dou 4/5 estrelinhas e perde uma estrelinha pelo fato de que alguns comportamentos de ambos são forçados e sem contexto, acho que não tinha necessidade de haver tanta relação sexual, as sombras deles se encostam: Pimba, vamos transar êeeeba! Ás vezes os diálogos e descrições dos atos sexuais ficam cansativos e repetitivos.
Mas nem tudo está perdido... Como vocês podem perceber o livro é grande e também há cenas cotidianas comuns e rotineiras, e pelo menos E.L. James (Erika Leonard James, a escritora) conseguiu fugir de vez em quando da tensão sexual e fazer com que os dois curtissem outras coisas, como passeios, viagens, etc.

Autora: Erika Leonard James 
Ano de Lançamento: 2012
Número de páginas: 480

Nota: 4/5 estrelinhas.

Citações favoritas: 









É difícil, é complicado, mas vai passar... Se não passar a gente acostuma. 
Às vezes me pergunto se existe algo de errado comigo. Talvez eu gaste tempo demais na companhia de meus heróis românticos literários, e consequentemente meus ideais e expectativas são extremamente altos.
Eu estou chorando por algo que nunca tive. Que ridículo.
Receba nossos artigos gratuitamente em seu e-mail e receba de brinde uma apostila ensinando altas dicas de maquiagem!:


FeedBurner


3 Comentários

  1. Já vi resenhas desse livro várias vezes e sobre críticas também, mas vou esperar o filme para depois quem saiba comece a ler.
    http://simpleseagradavel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não me interessei pela história, nem pelo filme.

    QUER GANHAR UM PAR DE SANDÁLIAS DA INDAIÁ OU UMA CAMISA IMPORTADA? - http://bit.ly/1cfg5LF

    www.rockcomluxo.com
    www.instagram.com/rockcomluxo

    ResponderExcluir
  3. Uma amiga minha me emprestou esse livro, tô com eles há alguns dias e nem comecei a ler rs... sei lá..
    Ah!! Tô de volta lá no blog e já tem SORTEIO rolando por lá =D
    Beijos

    http://meninasnotaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir